quarta-feira, 14 de maio de 2014

Oque Ocorre Se Comer Gordura!!

Infarto

 

 

O infarto do miocárdio ou IM acontece quando uma artéria coronária está completamente obstruída e o sangue não consegue fluir por ela. O resultado é que parte do músculo cardíaco morre. Esta obstrução é provocada por um coágulo e ocorre em uma artéria que já possuía uma placa ateroesclerótica.
diagrama de um ataque do coração ou IM
De acordo com a American Heart Association (Associação Americana do Coração), acontecem mais de um milhão de infartos por ano nos Estados Unidos.
Algumas pessoas pensam que qualquer angina ou dor no peito é um infarto. Isto não é correto; a angina é reversível e não causa a morte das células musculares do coração. Também é errado pensar que em todo infarto o coração pára de bater. Mesmo que isso aconteça, o termo correto para este fato é parada cardíaca.
Dores no peito são os sintomas mais comuns de um IM. A dor, neste caso, é parecida com a que acontece na angina, mas normalmente mais grave e mais prolongada. É normalmente descrita como um aperto, uma compressão, uma pressão ou mesmo um sentimento de peso no peito. A dor se localiza na região do esterno (parte central e posterior do peito) e pode atingir o braço esquerdo, as costas, o pescoço e a mandíbula. Sintomas associados incluem dificuldade na respiração, náusea, vômitos, suor intenso e algumas vezes, uma sensação de opressão torácia e morte iminente.
Para confirmar o diagnóstico de um IM, são feitos testes de sangue e um eletrocardiograma (ECG ou EKG).
  • ECG
    Durante um IM, o ECG mostra diversas alterações. A inicial é chamada de onda T invertida. Esta é uma onda T mais elevada e mais pontiaguda do que a normal. Esta anomalia dura pouco sendo seguida pela elevação do segmento ST. Esta é a marca registrada de um IM agudo, que acontece quando um músculo cardíaco está sendo isquêmico. Isto também é chamado de corrente de lesão. Com o passar do tempo, quando as células musculares cardíacas morrem, aparecem as ondas Q. No entanto, nem todo paciente tem todas estas alterações. Na verdade, mesmo nos pacientes com infarto, a elevação do ST pode não ultrapassar os 40%. Quando uma onda Q se desenvolve logo após o IM, geralmente corresponde ao IM transmural , ou seja, toda a espessura da parede do músculo cardíaco morreu. Ao contrário, quando uma onda Q não aparece após o IM, normalmente significa que não houve morte de toda a espessura da parede muscular, caso chamado de IM subendocardico, onde apenas a camada interior está morta. Um eletrocardiograma não indica apenas ao médico se o IM está acontecendo, mas também em que parte do coração ele ocorre e qual artéria está envolvida. O IM pode ser correlacionado a uma parte específica do coração, como mostra a tabela abaixo:

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário